o que é a medula óssea?

o-que-e-a-medula-ossea?

Hoje voltaremos a falar sobre ela: a medula óssea. 

No artigo anterior, conhecemos algumas de suas células-tronco e entendemos como é o funcionamento básico dessas moléculas. 

Hoje, contudo, nossa conversa será ainda mais básica e terá como objetivo entender o que é a medula óssea. 

Começando então, do começo: o que é a medula óssea?

A medula óssea é um tecido de aspecto mole e gelatinoso que preenche o interior dos ossos. Sua principal função é a produção de novas células sanguíneas, já que nela estão presentes as células-tronco precursoras dos diferentes tipos celulares que constituem o sangue. É como se ela fosse um reservatório de células sanguíneas que as repõem em nosso organismo ao longo da vida. 

Os tipos de medula óssea e a relação delas com nosso crescimento: 

Existem basicamente dois tipos de medula óssea: a vermelha e a amarela, sendo a última constituída por células adiposas (células de gordura). 

Quando nascemos, nossos ossos possuem a medula vermelha, que é capaz de produzir hemácias, plaquetas e glóbulos brancos de defesa. 

Até mais ou menos os sete anos, a medula óssea permanece vermelha, pois como estamos crescendo, a necessidade de  formação de células sanguíneas é alta e deve ser contínua. 

Conforme envelhecemos, contudo, ocorre a substituição gradual da medula óssea vermelha por tecido adiposo amarelo. 

A medula óssea amarela é um depósito de gordura que ajuda a sustentar e manter o ambiente propício para função óssea. Ela se localiza nas cavidades centrais de ossos longos.

Nossas medulas na vida adulta

Nos adultos, encontramos a maior concentração de medula óssea vermelha em alguns ossos específicos, como as vértebras, quadris — em um osso chamado ílio — esterno, costelas e crânio, assim como em ossos longos do braço (úmero) e perna (fêmur e tíbia).

Já os outros ossos do esqueleto do adulto possuem medula amarela e por isso, não são capazes de produzir células sanguíneas. 

Assim como todas as células de nosso corpo, as sanguíneas também possuem uma vida útil limitada. As hemácias, por exemplo, possuem um tempo de vida médio de 120 dias. Após esse tempo, elas são substituídas por novas células, um processo conhecido como hematopoiese. 

Células-tronco x células sanguíneas

As células-tronco da medula vermelha dão origem a dois tipos principais de células sanguíneas: linhagens mielóide e linfóide. Juntas, estas linhagens dão origem a todas as células presentes no sangue, como os monócitos, macrófagos, neutrófilos, basófilos, eosinófilos, hemácias, plaquetas, linfócitos T e B e células natural killer. 

Entendendo um pouco mais dos papéis imprescindíveis da medula para nosso corpo, entendemos porque ela é altamente estudada e utilizada até mesmo no tratamento de alguns tipos de câncer no sangue, como as leucemias.

Artigos Relacionados

matriz-de-aspirado-de-medula

Matriz de Aspirado de Medula

Nós já falamos muitas vezes por aqui que o número de estudos sobre medicina regenerativa cresce cada vez mais. Somado a isso, temos os avanços tecnológicos

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Podemos ajudar?